Esmeralda e suas cores

A cor em esmeraldas se dá pela presença de “impurezas” na estrutura química do berilo. Essas impurezas são elementos químicos (Cromo e/ou Vanádio) que aparecem em pequena quantidade associados à estrutura cristalina do mineral.

Dessa forma, a cor que cada esmeralda tem depende da quantidade e das proporções desses elementos, bem como de várias outras condições físicas e químicas inerentes ao ambiente de formação. E isso não vale só para a cor, mas para todas as características do mineral (dureza, densidade, diafaneidade, …).

Temperatura e pressão, tempo de cristalização e resfriamento, espaço disponível para o crescimento, disponibilidade de determinados elementos químicos são algumas das condições do ambiente que acabam por definir cada uma das propriedades da gema produzida.

Dessa forma, esmeraldas de uma mesma região geológica, geralmente apresentam propriedades dentro de um certo padrão. É por isso que um profissional experiente consegue desconfiar da origem de uma esmeralda apenas analisando seu aspecto visual.

A cor não é nem de longe um fator conclusivo, mas não dá pra negar que existem padrões marcantes e muito diferentes entre uma jazida e outra que são muito interessantes de conhecer. Deixa o like e comenta aqui em baixo se você quer que a gente conte algumas especificidades regionais de cada um dos depósitos mais importantes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima